domingo, 10 de março de 2019

Acordar

Muitas vezes me pego imaginando que, se algum dia tivesse a oportunidade, gostaria de passar um dia dentro do corpo de outra pessoa, para perceber se os outros tem sensaçoes, sentimentos e pensamentos parecidos com os meus em momentos corriqueiros do dia-a-dia. Isso seria um bom jeito de saber se eu sou alguém normal ou se as coisas que eu penso e sinto realmente são esqusitices minhas.
Um desses momentos corriqueiros que geralmente me incomodam é a hora de acordar.
Eu sei que muitas pessoas acordam de mau-humor, logo isso é "normal". Sei também que muitas não gostam de acordar cedo.
Eu não sei se definiria meu humor pela manhã como "mau", pois ele depende muito do ambiente externo também, e acho que se fosse mau-humor matutino ele aconteceria em qualquer lugar, com qualquer pessoa.
O que me incomoda na hora de despertar é que, em mais da metade das vezes, eu acordo como se estivesse saindo de uma batalha onírica: suada, agitada, com um turbilhão de preocupações na cabeça, tremendo, com um pouco de dificuldade de respirar. Sempre acordo cedo naturalmente, mas a sensação é quase sempre a de que um despertador muito alto tocou, ou que alguém me acordou com um susto. Outro tipo de sensação que me incomoda em algumas manhãs é a saudade inexplicada de pessoas com as quais eu convivo. Às vezes eu não acordo tão agitada, mas acordo sentindo falta de alguém próximo - dos meus pais ou do meu namorado, geralmente. E é uma saudade esquisita, um medo de que aconteça algo com a pessoa, e geralmente nesses momentos eu evito a todo custo ficar sozinha (o que pra mim é raro, pois geralmente eu gosto de passar um tempo comigo mesma). No geral, seja acordando com saudade ou super agitada, tenho sempre a impressão de que meus sonhos não me deixam descansar. É quase como se eu tivesse uma outra vida no mundo dos sonhos, nas quais eu tenho muita coisa pra fazer e convivo com um monte de gente, e parece que os sentimentos e preocupações destes dois mundos se conectam, fazendo com que eu esteja constantemente preocupada, mesmo quando deveria estar descansando.
Talvez por isso muitas vezes eu tenha a sensação de que dormir menos me deixa mais descansada. Quando tenho a oportunidade de dormir mais, sempre fica ainda mais difícil ter ânimo de sair da cama, parece que os sonhos não me deixam voltar pra realidade, a cabeça fica pesada e eu acordo-durmo-acordo diversas vezes antes de conseguir levantar.
Já percebi, no entanto, que quando durmo com alguém essa sensação é menos recorrente. Talvez a certeza de ter alguém para abraçar caso eu acorde assustada me deixe relaxar mais, não sei. Talvez eu seja um caso raro de gente que dorme melhor fora de casa...